Projeto de Redes Ópticas (FTTx)

FTTx é uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje, e significa basicamente “Fiber to the x”, podendo pensar então como “fibra para qualquer lugar”, ou seja, o “x” estará representando o destino final da fibra óptica. De uma forma mais didática, é possível dizer que uma rede FTTx consiste então em levar a fibra óptica da operadora até um local específico para que possa atender a uma determinada demanda de clientes.

Alguns tipos de rede FTTx são:

• FTTA – Fiber to the Apartment, seria um tipo de rede onde o sinal óptico irá sair de um provedor até chegar dentro de um prédio, para que então o sinal seja dividido para atender os apartamentos;

• FTTH – Fiber to the Home, consiste em um tipo de rede onde a fibra óptica é levada até dentro da casa do cliente.

Existem uma série de vantagens para se obter uma rede FTTH, como o fato de ser uma rede passiva, ou seja, os elementos que formam a rede externa são totalmente passivos, dispensando o uso de energia elétrica para funcionar, por esse fato que esse tipo de rede também é comumente conhecida como rede PON (Passive Optical Network). Além disso, o fato da fibra óptica chegar diretamente na casa do cliente proporciona uma rede confiável, com baixas perdas e resistente a interferências, estabelecendo também uma baixa latência e uma ótima estabilidade, já que a fibra óptica praticamente não possui interferência externa.

Para que se possa dar início a elaboração de um projeto de rede FTTH é necessário que haja todo um planejamento prévio, seguindo etapas predefinidas, com o objetivo de confeccionar um projeto de rede PON de qualidade. Algumas das etapas para se iniciar seriam a: definição de uma área de cobertura, estabelecimento de uma topologia adequada para atender a área definida, adequação a rede de distribuição, definir os tipos de equipamentos a serem utilizados (Caixas de Terminação Óptica e Caixas de Emenda Óptica, por exemplo).

Fazendo esse planejamento prévio, é possível então dar início a confecção da rede FTTH, onde será construída uma rede de distribuição óptica completa, com o uso de Caixas de Terminação Ópticas (CTOs), Caixas de Emendas Ópticas (CEOs), Reservas Técnicas e entre outros equipamentos que possam vir a serem necessários, para que seja possível atender a maior demanda de clientes com qualidade. Além de fazer todo o desenho técnico da rede, ainda será feito uma documentação completa da rede projetada, informando uma estimativa da quantidade de equipamentos a serem utilizados e o diagrama multifilar de como as fibras irão se conectar a cada CTO e/ou CEO.

Após a elaboração do projeto, ele passará uma avaliação para que possa identificar possíveis melhorias ou adequação a estrutura de distribuição. Com todo o projeto finalizado, será necessário uma aprovação da concessionária de energia, informando a execução da rede e submetendo-o à aprovação para a instalação da mesma.