Consultoria ASN

Consultoria ASN

O Serviço de Consultoria ASN da Smart Telecom vai auxiliar seu provedor de internet na aquisição de um bloco de endereços IPv4, IPv6 e/ou um número de sistema autônomo (ASN).

A Smart Telecom possui expertise nessa área de Redes de Computadores, com dezenas de clientes satisfeitos e podemos auxiliar o seu provedor nesse passo para o futuro.

Além disso, a Smart Telecom conta com uma equipe qualificada para realizar a configuração dos seus equipamentos após a aquisição do ASN e dos blocos de endereços IP.

Fale conosco e solicite um orçamento!

Entretanto, o que é um ASN?

Um Número de Sistema Autônomo, do inglês Autonomous System Number (ASN), consiste em um número de identificação que representa a rede do seu provedor de forma única na internet, fornecido pela Autoridade para Atribuição de Números da Internet (IANA). Entretanto, no Brasil, todo o controle e as solicitações devem ser encaminhadas ao Registro.Br, órgão responsável por administrar esses recursos em território nacional.

De forma didática, o ASN pode ser comparado à um CPF que identifica de forma única uma pessoa física na sociedade.

Como sabemos, a internet é uma rede de computadores constituídas de várias redes, ou seja, uma rede de redes conectadas umas com outras, com vários administradores e formando a Internet que conhecemos, conectando um provedor do Japão à um provedor do Brasil.

Mas, o que é um Sistema Autônomo?

Um Sistema Autônomo representa que a rede do provedor é totalmente autônoma das demais, que o administrador da rede tem total controle de como os pacotes de mensagens entram e saem para internet. Entretanto, para fazer isso, o provedor precisa adquirir um bloco de IPs e realizar anúncios para a comunidade da internet de que o seu Sistema Autônomo possui determinados blocos de endereços IPs e quais os caminhos as outras redes devem seguir para alcançar seu provedor.

Então, para que seu provedor possua um bloco de endereços IPs necessariamente deverá possuir também um Número de Sistema Autônomo (ASN). Em decorrência disso, esse serviço ficou popularmente conhecido como “Consultoria ASN” ou “Tirar um ASN”, mas na realidade, os provedores tem interesse em adquirir um bloco de endereços IPs.

Por que devo possuir um bloco de endereços IPs?

Existem vários motivos para seu provedor possuir um bloco de endereços IPs, mas nesse artigo irei citar alguns motivos para isso,

  • Possuir total administração dos seus pacotes na Internet;
  • Diminuir a necessidade do CGNAT na sua rede, diminuindo a quantidade de Logs do sistema;
  • Usar CGNAT Estático;
  • Reduzir problemas com provedores de conteúdo (Netflix, Youtube) em decorrência do NAT;
  • Diminuir a latência devido a tradução de endereços IPs;
  • Reduzir custo com roteadores e dispositivos de CGNAT;
  • Entregar endereços IPs públicos para seus clientes corporativos e domésticos;

Esgotamento dos Endereços IPv4

Os endereços IP, que são utilizados para identificar dispositivos conectados à Internet, fazem parte de um conjunto finito de números. O formato dos endereços IPv4 permite compor mais de 4 bilhões de endereços. E considerando o tamanho a Internet, ou seja, a quantidade de dispositivos a ela conectados, já se conclui que os endereços IPv4 não seriam suficientes para identificar a todos eles.

Por essa razão é que surgiu, já há um bom tempo, o padrão dos endereços IPv6. No entanto, os endereços IPv4 seguiram sendo necessários, e por isso mesmo, sendo alocados.

Na região do LACNIC, onde está o Registro.br/NIC.br, havia ainda um estoque de endereços IPv4 não alocados. Mas esse se esgotou em 19/08/2020.

Ainda consigo pegar um bloco de endereços IPv4?

Atualmente, os recursos de endereços IPv4 estão esgotados e não estão sendo mais distribuídos para novas solicitações. Em decorrência disso, o Registro.br, está administrando uma fila de interessados no endereçamento IPv4 de acordo com a liberação desses recursos por seus atuais assinantes. Então, caso o cliente possua interesse em adquirir apenas endereços IPv4, deverá entrar na fila e aguardar até a comunicação do Registro.br sobre a liberação desses endereços IPs.

Segundo o Registro.Br, a liberação dos recursos só será realizada nos casos abaixo.

  1. Liberação voluntária dos blocos;
  2. Inadimplência na anuidade dos blocos/ASN;
  3. Uso inadequado dos recursos.

Todavia, com a escassez de endereços IPv4 e a evolução das redes de computadores a transição mais recomendada neste momento é utilizar endereçamento de redes em IPv6, haja vista que este é o futuro da internet.

Qual o valor do investimento?

Em 2023, para adquirir um ASN + Bloco de Endereços IPs o provedor deverá realizar o investimento de R$ 5.500,00 (U$ 800,00) por ano. Para isso, sempre que a aprovação do pedido do Registro.br fizer aniversário, será realizada uma nova cobrança do valor supracitado.

Os valores cobrados para os provedores de Internet que solicitarem blocos de IP, segue a tabela abaixo.