Por que meu provedor ISP tem que usar o modelo 21 para emissão de notas fiscais?

Publicado em: 23 de janeiro de 2024

Emitir nota fiscal no modelo errado pode acarretar uma série de problemas fiscais para as empresas. Ao fazer isso, a empresa pode enfrentar inconsistências nos registros contábeis, o que pode levar a dificuldades na conciliação de receitas e despesas. Além disso, a emissão incorreta pode acarretar em sonegação de impostos, uma vez que a tributação para serviços de comunicação é diferente daquela aplicada a venda de mercadorias e serviços convencionais.

A empresa também pode ser alvo de fiscalizações mais rigorosas por parte das autoridades fiscais, resultando em multas e penalidades que afetam diretamente o fluxo de caixa e a reputação do negócio.

Portanto, é essencial que o seu provedor ISP esteja sempre atentas à correta emissão de notas fiscais, escolhendo o modelo adequado para cada tipo de operação, evitando assim problemas fiscais e garantindo a conformidade com a legislação tributária, que no caso é o modelo 21 ou o modelo 22, que se adequa ao cnae SCM - Serviço de Comunicação de Multimídia.

Imagem

Robert Marques

CEO - Smart Telecom - Projetos e Consultoria

- Bel. Engenheiro de Telecomunicações
- MBA em Gerenciamento de Projetos
- MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho