Publicado em: 26 de abril de 2021
Hoje, você sabe como funciona o setor de vendas do seu provedor ISP? Sabe qual tipo de venda mais influencia na sua empresa?
Nesse artigo, iremos listar um passo a passo sobre como melhorar o setor de vendas de seu Provedor, sugerindo novas posturas e estratégias sobre esse segmento.
Mais importante do que projetar a sua rede óptica é traçar estratégias de captação e de vendas de seus novos clientes. Se o que vai trazer o payback de seu investimento são novos clientes que entrarão em sua rede, então por que não investir também nesse setor da maneira como é investido em projetos FTTH, compra de materiais, entre outros?
Antes de tudo, há dois principais tipos de vendas que podem acontecer na sua empresa:
Em um mercado cada vez mais competitivo, é notório a mudança de postura de busca pelo cliente: no mínimo, ele busca referências, informações para decidir se vai ou não obter seus serviços. Quando o cliente já vem decidido a adquirir seus produtos, aí é mil maravilhas!!! Mas e quando não, o que posso fazer para buscar sermos mais eficazes no ato da venda?
Não adianta nós queremos aumentar nossa cartela de clientes sendo a nossa rede não tem capacidade para isso. Antes disso, é extremamente necessário melhorarmos a qualidade do nosso sinal, seja na parte física, seja na parte lógica.
Hoje em dia, estamos vivendo em um mundo cada vez mais robotizados, deixando de ouvir e sentir a necessidade dos clientes. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença, como desconto na mensalidade do mês do cliente aniversariante, atendimento humanizados, escutar as necessidades de seus clientes, entre outros.
Já pegando esse gancho, a venda consultiva é exatamente isso: ofertar soluções para os problemas de seu cliente! Nesse quesito, faça uma pesquisa entre seus cliente, liste os problemas mais comuns e não venda mais banda, venda solução!
Por fim, talvez seja mais difícil manter o cliente do que captar novos. O serviço de cada provedor é uma venda recorrente, onde mensalmente, temos que nos atentar sobre como manter o cliente, seja melhorando os serviços e ofertando novos que possam interessar.
Independente do tamanho de sua empresa e de sua velocidade de crescimento, estamos em um mercado onde o cliente quer ser ouvido, e esse será seu principal diferencial!