Como Otimizar as minhas vendas? - Para provedores ISP's

Publicado em: 26 de abril de 2021

Hoje, você sabe como funciona o setor de vendas do seu provedor ISP? Sabe qual tipo de venda mais influencia na sua empresa?

Nesse artigo, iremos listar um passo a passo sobre como melhorar o setor de vendas de seu Provedor, sugerindo novas posturas e estratégias sobre esse segmento.

Mais importante do que projetar a sua rede óptica é traçar estratégias de captação e de vendas de seus novos clientes. Se o que vai trazer o payback de seu investimento são novos clientes que entrarão em sua rede, então por que não investir também nesse setor da maneira como é investido em projetos FTTH, compra de materiais, entre outros?

Antes de tudo, há dois principais tipos de vendas que podem acontecer na sua empresa:

  • Vendas Ativas, que são aquelas vendas que resultam de um esforço do seu time, onde o foco é transformar o contato inicial em um futuro cliente de sua empresa;
  • Vendas passivas, quando, por si só, futuros clientes buscam os seus serviços por si só, sem a necessidade de serem buscados;

Em um mercado cada vez mais competitivo, é notório a mudança de postura de busca pelo cliente: no mínimo, ele busca referências, informações para decidir se vai ou não obter seus serviços. Quando o cliente já vem decidido a adquirir seus produtos, aí é mil maravilhas!!! Mas e quando não, o que posso fazer para buscar sermos mais eficazes no ato da venda?

1. Melhorar a sua infraestrutura: física, lógica e gerencial

Não adianta nós queremos aumentar nossa cartela de clientes sendo a nossa rede não tem capacidade para isso. Antes disso, é extremamente necessário melhorarmos a qualidade do nosso sinal, seja na parte física, seja na parte lógica.

2. Criar conexões com seus clientes!

Hoje em dia, estamos vivendo em um mundo cada vez mais robotizados, deixando de ouvir e sentir a necessidade dos clientes. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença, como desconto na mensalidade do mês do cliente aniversariante, atendimento humanizados, escutar as necessidades de seus clientes, entre outros.

3. Venda Consultiva

Já pegando esse gancho, a venda consultiva é exatamente isso: ofertar soluções para os problemas de seu cliente! Nesse quesito, faça uma pesquisa entre seus cliente, liste os problemas mais comuns e não venda mais banda, venda solução!

Por fim, talvez seja mais difícil manter o cliente do que captar novos. O serviço de cada provedor é uma venda recorrente, onde mensalmente, temos que nos atentar sobre como manter o cliente, seja melhorando os serviços e ofertando novos que possam interessar.

Independente do tamanho de sua empresa e de sua velocidade de crescimento, estamos em um mercado onde o cliente quer ser ouvido, e esse será seu principal diferencial!

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Robert Marques

CEO - Smart Telecom - Projetos e Consultoria

- Bel. Engenheiro de Telecomunicações
- MBA em Gerenciamento de Projetos
- MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho