5 principais motivos para contratar uma consultoria para provedores de internet.

Publicado em: 09 de setembro de 2022

Investimentos ineficientes, baixa retenção de clientes, estratégias guiadas por tentativa e erro...

São diversos os problemas que levam uma empresa a contratar uma consultoria para provedores de internet.

Mas, nem só de resolução de problemas vive uma empresa. Há diversas razões que fazem uma organização contratar os serviços de uma consultoria especializada.

E é exatamente o que veremos agora: os principais motivos para contratar uma consultoria para provedores de internet.

Venha conosco!

5 motivos para contratar uma consultoria para provedores de internet

Antes de começarmos, devemos ressaltar que existem diversos segmentos de empresas provedoras de internet.

Logo, cada uma possui uma necessidade intrínseca ao seu negócio.

De qualquer maneira, há alguns motivos que sempre estão ligados entre si. Confira a seguir!

  1. Planificar a expansão da sua rede

O sonho de qualquer organização é expandir suas operações, independente do tamanho atual.

Mas, como fazer isso se a empresa não possui métricas? 

Curto, médio ou longo prazo... todos os objetivos misturados.

Com um planejamento segmentado em etapas e, principalmente, documentado, o gestor responsável pelo negócio consegue definir as prioridades, dedicando tempo e capital para aquilo que realmente dá retorno à organização.

Ter o controle de material investido, custo de operação, facilitar o diagnóstico de possíveis problemas que sua rede terá e maximizar todo investimento feito são apenas alguns das inúmeras vantagens de ter um planejamento de expansão de sua rede.

  1. Reduzir as taxas de reclamações e cancelamentos

Um dos principais fantasmas que todo provedor ISP enfrenta é: o que é preciso fazer para reduzir, ou até eliminar, as taxas de reclamações e cancelamentos?

Esse é um ponto que precisará de um planejamento, não só na sua estrutura de rede, mas em outros setores de seu provedor:

  1. Projeto e planejamento de sua rede, passando por toda infraestrutura e tecnologia utilizada, levando em consideração: vou vender aquilo que realmente posso entregar;
  2. Atendimento humanizado, onde se possível, educando o cliente sobre tecnologia, limites de aparelhos de conectividade, entre outros fatores.

Essa postura contribui ainda mais para a consolidação de seu provedor em sua região, fazendo que não haja tantas oscilações em seu faturamento, mantendo uma média prevista de clientes, e o uso consciente e previsto de sua infraestrutura de rede. 

Além disso, essa estratégia traz outro benefício à empresa, o marketing de referência, que além de ser de graça, torna o processo de negociação muito mais simples.

  1. Prevenção de contratempos

Uma hora ou outra os provedores de internet apresentarão pontos a serem solucionados, não há o que se fazer sobre isso (no quesito falha).

Entretanto, existem formas de mitigar esses defeitos e os transformarem em mínimos.

O primeiro deles é realizar manutenções frequentes nos equipamentos das empresas. Dessa forma, serão pouquíssimos os casos de falhas nos equipamentos que tirarão o sono dos clientes.

Criar protocolos de resolução de problemas também ajudam na rapidez da solução dos problemas. Afinal, nenhum cliente, principalmente B2B, quer esperar o dia inteiro para ter sua internet restabelecida.

Investir em equipamentos de qualidade, projetar e documentar a infraestrutura de sua rede, maximizando todo o potencial e educar seus clientes de acordo com o serviço oferecido são situações que podem contribuir para a criação de diagnósticos de futuras falhas e conflitos que possam surgir. 

  1. Manter um baixo índice de indisponibilidade

Olá, bom dia! Gostaria de contratar os serviços da sua empresa, mas fiquei sabendo que meu bairro não tem disponibilidade de rede. Vocês poderiam me ajudar?

Neste caso, o que sua equipe responderia para o cliente?

Antes de tudo, criar uma resposta empática explicando o motivo pelo qual vocês não atendem determinada região pode garantir muitos pontos na satisfação do cliente.

Mas, isso não resolve o problema do cliente e, principalmente, o da sua empresa.

Sendo assim, contratar uma consultoria para provedores de internet pode auxiliar sua empresa a redesenhar o projeto de cabeamento da rede.

Isso, consequentemente, ajudará seu negócio a expandir suas operações ao invés de somente criar "desculpas prontas".

  1. Aumentar o NPS

NPS, também conhecido como Net Promoter Score, é uma métrica usada para avaliar o nível de satisfação do cliente perante os serviços oferecidos pela empresa.

Se todos os aspectos citados acima forem cumpridos com maestria, muito provavelmente seu NPS será um dos mais elevados do mercado.

Apesar de haver muito debate no mercado sobre "surpreender os clientes", a verdade é que a maioria das empresas não cumpre nem o básico.

Se sua empresa fizer o simples bem-feito antes de inovar, certamente chegará ao topo do mercado antes de investir em estratégias arrojadas.

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Robert Marques

CEO - Smart Telecom - Projetos e Consultoria

- Bel. Engenheiro de Telecomunicações
- MBA em Gerenciamento de Projetos
- MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho