Publicado em: 13 de setembro de 2022
Antes de iniciarmos o assunto, precisamos equiparar algumas informações.
Ao falarmos de uma consultoria para provedores de internet, estamos falando, principalmente, de um serviço B2B. Em outras palavras, uma empresa ou profissional autônomo que presta serviços para outra empresa.
Também devemos ressaltar que uma consultoria para provedores de internet, apesar desse nome, não auxilia somente empresas provedoras de internet.
Isso posto, devemos entender alguns aspectos do mercado atual de provedores no Brasil.
Em 2021, a pesquisa TIC Domicílios identificou que 81% da população brasileira já possui internet em seus lares. Ou seja, quase toda a população já tem acesso à internet.
Essa situação revisita outra informação relevante: o mercado de provedores está saturado. Nenhuma empresa pode operar sem internet e, caso você perca o cliente, ele migrará para a concorrência.
Além disso, as empresas provedoras de internet possuem desafios particulares na sua gestão, tais como:
Para resolver todos esses problemas, existe a consultoria para provedores de internet, um serviço cujo objetivo é apurar, através de diagnósticos e processos, as necessidades do contratante, identificar soluções e, finalmente, sugerir ações de melhoria.
Em resumo, uma consultoria para provedores de internet é um serviço que pode auxiliar empresas fornecedoras de provedores a fazer uma gestão organizada do negócio, sem aplicar capital indevido em processos ineficientes e criar estratégias qualificadas de retenção de clientes.
Você já deve ter entendido que o objetivo da consultoria é acelerar o crescimento de provedores de internet.
Mas, na prática, o que faz uma consultoria para provedores de internet?
Como todo serviço desse segmento, a consultoria para provedores é dividida em etapas.
Na fase 1, também conhecida como descoberta, são feitas entrevistas individuais com os gestores e/ou profissionais chaves da equipe, que indiquem as principais forças e fraquezas do time e do negócio.
Nesta etapa, há pesquisas de satisfação com os clientes, cujo objetivo é comprovar as informações passadas ao consultor e adquirir novos dados negligenciados.
Na fase 2, partimos para o redesenho organizacional, em que é feita uma análise geral do negócio para, logo após, sugerir melhorias nos processos internos e externos do negócio, desde estratégias especializadas de marketing até redefinição da comunicação com o cliente.
Já na fase 3, há a implementação de metas trimestrais, definidos e rastreados pelos OKRs. Nesta etapa, é muito importante que haja um treinamento adequado da equipe para que ela consiga cumprir todos os processos estruturados.
Finalmente, vamos para a fase 4, em que são feitos treinamentos e alinhamentos conforme a necessidade de cada cliente.
Aqui, a consultoria possui um caráter mais íntimo, dando um toque de pessoalidade que pode fazer toda a diferença nos resultados do negócio.
Para gestores leigos, contratar uma consultoria para provedores de internet pode parecer um luxo totalmente desnecessário.
Nossa empresa está com poucos clientes e, por isso, tivemos que reduzir o time para fechar o trimestre no azul. Por que investir numa consultoria de provedores, sendo que já conhecemos tudo sobre o mercado?
Essa pode ser uma das suas dúvidas neste momento…
E realmente, por que investir em um serviço que a sua empresa conhece de cor e salteado?
Nós podemos elencar alguns motivos, tais como:
Como visto, uma consultoria para provedores de internet pode otimizar a operação da sua empresa como nunca.
Entretanto, você precisa conferir todas essas informações passadas ao longo do texto antes de contratar uma consultoria especializada.
E principalmente, filtrar as melhores empresas do mercado para ajudar nesse processo.
Se preferir economizar nessa etapa, pode perder uma grande oportunidade de mercado, principalmente se sua empresa for do interior do Brasil com baixa concorrência e grade perspectiva de crescimento.