Como aumentar as vendas no meu Provedor de Internet?

Publicado em: 01 de novembro de 2021

Em um mercado competitivo, você, dono de provedor ISP, rotineiramente, fazemos alguns questionamentos sobre como impulsionar o crescimento de seu provedor. Dentro desses pontos, um dos principais é “como aumentar meu número de clientes?”. Assim, iremos listar alguns pontos que podem impulsionar o seu setor de vendas e, consequentemente, aumentar o crescimento de seu provedor.

Público Alvo

O ponto primordial é você entender o perfil de seu público. Com uma análise de mercado bem feito, antes de iniciar qualquer processo, já temos algumas informações cruciais para quaisquer estratégias que possamos tomar:

  •  Pontos Fortes e Fracos de seus concorrentes, na região
  • Como desenvolver soluções diferentes das ofertadas
  • Análise de ticket médio cobrado, e ver se seu produto, do modo que vai ser ofertado, compensa ou não iniciar.

Estratégias de Marketing

Cada público ou região se adequa melhor a cada tipo de marketing. Aí que entra o nosso estudo acima, maximizando o investimento feito em Marketing com o retorno que ele pode trazer. Alguns tipos de Marketing:

  • Panfletagem e Stand de Vendas em Pontos Estratégicos de sua região.
  • Estímulos para sua cartela de clientes para fazer essa prospecção para sua empresa ( Ex: indicou, ganhou desconto na mensalidade, etc.)
  • Marketing Digital, gerenciamento de redes sociais e tráfego pago.
  • Ações de Marketing, como sorteio de brindes, patrocínio de eventos, entre outros.

O Setor de Marketing e Setor de Vendas, apesar de distintos, trabalham para se complementar: enquanto o primeiro fica responsável por atrair o cliente pra sua empresa, o segundo tem responsabilidade de realizar a venda.

Setor de Vendas - Atendimento Humanizado

Em uma sociedade cada vez mais automatizada, o seu provedor ofertar um atendimento diferencial pode ser um ponto chave importante para manter / atrair seus (futuros) clientes. Essa metodologia busca ouvir o problema do cliente, ouvir cada circunstância que podem levar a uma personalização de soluções para novos clientes. Assim, há um estímulo de uma criação de uma memória afetiva entre provedor x cliente, aumentando ainda mais a intimidade dessa relação, mostrando mais um motivo para atraí-los para a sua empresa.

Pós-Vendas

Tão importante quando vender, é manter o cliente em sua atual cartela. Talvez hoje, seja um dos principais pontos em que a maioria dos provedores pecam: de não ter um pós vendas eficiente. Nesse serviço, há uma busca de obter a opinião do cliente, onde isso nos dá margem para melhorar ainda mais as soluções ofertadas pelo seu provedor. CLIENTE SATISFEITO É A MELHOR PROPAGANDA QUE SUA EMPRESA PODE TER!

Maximizar o potencial de sua infraestrutura.

Aqui, temos que enfatizar a diferença entre: crescer x inchar. Um provedor inchado pode até ter um numero elevado de clientes, mas isso nos traz inúmeros problemas, como uma má satisfação do cliente, muitas oscilações no sinal e a falta de entrega da banda vendida são alguns exemplos de consequências de um provedor inchado. Além de ser uma dor de cabeça, geralmente há um efeito sanfona: provedor que incha também desincha, e quando o cliente cancela por esses motivos, fica mais difícil recuperar sua imagem. Assim, o que propomos é o seu crescimento, e par isso, toda a sua infraestrutura tem que ser projetada para suportar esse aumento de clientes sem afetar na qualidade do serviço, seja na infraestrutura física e/ou lógica de sua rede ou seja na gestão dos setores de seu provedor.

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Robert Marques

CEO - Smart Telecom - Projetos e Consultoria

- Bel. Engenheiro de Telecomunicações
- MBA em Gerenciamento de Projetos
- MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho